A doença Hemorroidária, ou “hemorroidas” como é popularmente conhecida, afeta anualmente cerca de 800 mil brasileiros, entre homens e mulheres de todas as idades. A doença consiste no inchaço ou inflamação das formações vasculares da região anal.
Existem dois tipos de hemorroidas, a interna e a externa. Quando a inflamação e o inchaço estão na região interna, o paciente pode não notar a doença nas suas fases iniciais. É preciso estar atento a alguns sintomas, como o sangramento - principalmente na hora da defecação - dores, inchaço, pruridos anais, entre outros. É de extrema importância que, ao primeiro sinal de qualquer um desses sintomas, seja procurado um proctologista. Tratamentos caseiros podem agravar a situação e trazer problemas mais sérios.
As hemorroidas, no caso de serem internas, podem apresentar graus de manifestação são eles:
Grau I: As veias hemorroidárias começam a ser afetadas e aumentam de tamanho. Aparece sangramento nas evacuações.
Grau II: Na hora da evacuação, além do sangramento, os mamilos hemorroidários vão para fora do canal anal e retornam espontaneamente.
Grau III: Existe o sangramento ao evacuar e exteriorização das hemorroidas, que só retornam com ajuda manual.
Grau IV: O sangramento durante a defecação pode ser de grande volume e o prolapso é permanente e irredutível, o que causa um grande desconforto ao paciente.
Geralmente o paciente demora a perceber que pode estar sofrendo com as hemorroidas, porém é necessário que ao identificar qualquer sintoma, seja consultado um profissional. No caso de haver sangramento, significa que o tratamento precisa ser iniciado imediatamente. Também é recomendado que pessoas que já sofreram com a doença ou estão em tratamento evitem tabaco, café, pimenta e álcool.
Hemorroida - Quando procurar auxílio médico?
Medplex Santana
Rua Gomes Jardim, 201 sala 708B - Torre Norte
Bairro Santana - POA / RS
(51) 3206-8183
(51) 991-216-108