O intestino é um órgão fascinante. Há trilhões de micro-organismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, no interior do trato gastrointestinal. Por representar uma parte extensa do corpo, o intestino é constantemente estudado. Cada pessoa possui um microbioma completamente diferente da outra, porque ele depende diretamente do estilo de vida, da dieta e de inúmeros outro fatores.
A sua saúde, apetite, peso e humor estão diretamente ligados ao intestino. Por isso, cuidar da alimentação é extremamente importante para a manter a qualidade de vida.
Dieta saudável:
Manter uma vida saudável e comer alimentos ricos em fibras possui influência direta sobre o microbioma intestinal. Dietas ricas em gordura e em carnes vermelhas podem causar o aumento da produção de compostos causadores de câncer e inflamação, já as ricas em fibras e com pouca carne vermelha desenvolvem efeitos anti-inflamatórios e melhoram o sistema imunológico.
Saúde geral:
A microbiota intestinal tem um papel bem importante na saúde e no funcionamento do trato gastrointestinal. Assim que nascemos nosso microbioma começa a se desenvolver e bebês nascidos em parto normal têm mais bactérias no intestino do que os nascidos por cesariana. Isso acontece por causa do contato com as bactérias intestinais e vaginais da mãe. Já os nascidos em cesariana perdem a inoculação inicial e alguns dos micróbios com os quais entram em contato inicialmente serão da pele e do ambiente.
Probióticos:
Embora sejam cada vez mais usados em tratamentos, várias revisões científicas apontam para a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto. O que se pode constatar é que, por possuir microbiotas diferentes, cada pessoa recebe de forma distinta um probiótico. Isso pode representar que os probióticos precisam ser mais adaptados às necessidades de cada indivíduo.
Antibióticos:
Apesar de ter grande importância para a medicina moderna por combater, em poucos dias, bactérias que já mataram milhares de pessoas, os antibióticos podem influenciar de forma drástica a microbiota intestinal.
As bactérias presentes no intestino vivem em harmonia com o corpo humano, produzindo vitaminas e fazendo a manutenção do intestino. Porém, os antibióticos não são seletivos apenas às bactérias patogênicas, podendo causar um desequilíbrio na flora intestinal.
É sempre importante perceber a importância de um órgão em nosso corpo. Por meio disso, é mais fácil de entender porque é importante manter hábitos saudáveis, comer alimentos ricos em fibras e praticar exercícios. Quanto mais se investe no nosso intestino, melhor será a qualidade de vida de modo geral.
Intestino: o Segundo Cérebro do corpo. Veja como a saúde intestinal reflete na sua saúde geral
Medplex Santana
Rua Gomes Jardim, 201 sala 708B - Torre Norte
Bairro Santana - POA / RS
(51) 3206-8183
(51) 991-216-108