Uma das grandes expectativas desta época do ano são as delícias das festas de fim de ano.
Afinal, é um momento de celebração em que geralmente temos, à mesa, uma variedade de pratos e bebidas que não costumam fazer parte do nosso cotidiano.
Entretanto, é preciso saber manter o equilíbrio mesmo na hora de celebrar, já que os exageros costumam trazer desconfortos nos dias seguintes.
Pensando nisso, preparei este artigo com algumas dicas sobre como aproveitar as festas de fim de ano sem comprometer a saúde intestinal. Boa leitura!
Você verá por aqui:
-
Reconheça as limitações da sua dieta
-
Beba bastante água
-
Coloque verduras no prato
-
Cuidado com a bebida alcoólica
-
Cogite uma atividade física leve para o dia 1º
-
Conclusão
Reconheça as limitações da sua dieta
Se você é intolerante à lactose, não arrisque comer queijo ou aquela torta com leite condensado sem antes consumir a enzima digestiva. O mesmo vale para quem é celíaco ou já sabe quais alimentos vão fazer mal por causa da doença inflamatória intestinal.
As limitações da dieta são difíceis de encarar, especialmente quando a ceia tem poucos alimentos que você pode comer. Uma solução pode ser entender o cardápio da noite com antecedência e conversar com os anfitriões sobre a possibilidade de preparar ou levar algo que você possa comer sem passar mal depois.
Beba bastante água
Em meio à tanta conversa e a disponibilidade de bebida alcoólica, sucos e refrigerantes, muita gente esquece que o corpo precisa de água. Sem esse líquido, as fezes se tornam duras e ressecadas, o que dificulta muito sua passagem pelo trato intestinal.
Somada à falta de fibras, a desidratação pode levar à evacuação dolorosa, agravamento de hemorróidas e surgimento de fissuras, situações que podem prejudicar a saúde.
Coloque verduras no prato
A tentação de passar direto pelas saladas pode ser grande, mas não custa nada colocar um pouquinho de verduras e legumes no prato. Mesmo em pequena quantidade, elas vão ajudar na digestão dos demais alimentos e evitar aquela sensação de peso dias depois da ceia.
Além disso, se você quer reduzir o consumo de alimentos mais calóricos neste dia, vale a pena investir na salada para forrar o estômago e comer os demais pratos por prazer e com consciência, e não para matar a fome.
Cuidado com a bebida alcoólica
Seja vinho, cerveja ou espumante, é fundamental beber com moderação! O álcool é irritativo para a mucosa gastrointestinal e pode causar diarreia. Não existe consenso sobre a quantidade segura de bebida alcoólica para o intestino, e a sensibilidade das pessoas pode variar, mas a melhor escolha é maneirar no seu consumo.
O excesso de álcool além de desequilibrar a flora intestinal e provocar sintomas gastrointestinais pode também levar a desidratação e causar aquela ressaca no dia seguinte! Uma dica valiosa é intercalar os copos ou taças da bebida com um pouco de água e conhecer os seus limites.
Cogite uma atividade física leve para o dia 1º
Você não precisa correr uma maratona ou ir para a academia! Vale fazer uma caminhada com o cachorro e a família, uma pedalada rápida pelo bairro, um mergulho na piscina do condomínio, uma trilha fácil para pegar sol e ter contato com a natureza…
Todo movimento é válido. O importante é estimular a digestão e, principalmente, a liberação de serotonina, para começar o ano com a energia no alto!
Depois das festas de fim de ano, sei que muita gente se preocupa com o ganho de peso, especialmente as mulheres. Por isso, quero te convidar a aproveitar cada momento com consciência, sem culpa e sem gula! A chave para o sucesso é o equilíbrio e mesmo que você sinta que acabou exagerando, nada de se martirizar.
Para finalizar, depois das festas, volte para a sua rotina normal de alimentação, aumentando o consumo de água e alimentos ricos em fibra. Logo o inchaço vai embora e você verá que seus resultados não foram perdidos!
Espero que as minhas dicas te ajudem a começar o ano novo com o pé direito, cuidando do seu
intestino, que é um órgão tão importante! Um feliz 2023 a todos!