Os benefícios do consumo de banana pós-exercícios

Os benefícios do consumo de banana pós-exercícios
Estudo comprovam que uma banana pode substituir bebidas esportivas para aqueles que dependem de carboidratos após a prática de exercícios físicos. Descobriu-se que a fruta fornece benefícios anti-inflamatórios e outros benefícios comparáveis às bebidas esportivas.

Durante décadas, os atletas e seus conselheiros acreditaram que comer ou beber carboidratos durante o esforço prolongado permitia que fosse possível um maior tempo de treino com maiores intensidades. Isso ocorre, pois os carboidratos alimentam os músculos, diminuindo parte do estresse fisiológico de se exercitar, além de causar menos inflamação.

A forma mais digerível e portátil de carboidratos é o açúcar, seja glicose, frutose ou sacarose, e para os atletas, esse açúcar é freqüentemente fornecido através de bebidas esportivas. Mas as bebidas esportivas não são uma substância encontrada no mundo natural. Eles são fabricados e podem conter aromas e produtos químicos que algumas pessoas podem querer evitar.

Por conta disso, há alguns anos, pesquisadores do Campus de Pesquisa da Carolina do Norte, da Appalachian State University, em Kannapolis, começaram a se perguntar sobre as frutas como uma alternativa mais saudável às bebidas esportivas durante o exercício.

A maioria das frutas, incluindo bananas, é açucarada e rica em frutose; a frutose, afinal, significa açúcar de fruta. Mas também contêm outras substâncias naturais que podem afetar o desempenho e a recuperação esportiva, segundo os pesquisadores. Em um experimento preliminar, publicado em 2012, os cientistas descobriram que ciclistas tiveram melhor desempenho durante um passeio de bicicleta extenuante se tivessem uma banana ou uma bebida esportiva em comparação com apenas água. Eles também desenvolveram níveis mais baixos de inflamação em seus corpos após a atividade.

Em outro estudo, os pesquisadores pediram a 20 ciclistas competitivos, homens e mulheres, para completar um cansativo passeio de bicicleta de 75 quilômetros. Durante o trajeto, eles bebiam apenas água. Outro grupo, além de água, bebia uma bebida esportiva ou cerca de metade de uma banana a cada 30 minutos. Os cientistas coletaram sangue antes do treino, imediatamente após e em vários pontos adicionais, estendendo-se até 45 horas depois. Eles então verificaram o sangue em busca de marcadores de inflamação e níveis de centenas de moléculas, conhecidas como metabólitos, que podem mudar durante e após o esforço e significam o quanto de estresse o corpo sente. Eles também isolaram as células do sangue para examinar a atividade de certos genes envolvidos na inflamação. Como esperavam, os cientistas descobriram que beber apenas água resultava em níveis relativamente altos de marcadores inflamatórios no sangue dos ciclistas. Esses marcadores eram muito mais baixos se os ciclistas tivessem consumido frutas ou bebidas esportivas.

Os voluntários também mostraram perfis de metabólitos menos estressados se tivessem carboidratos durante seus passeios, se essas calorias vieram de uma garrafa ou de uma banana. Mas houve diferenças na atividade de alguns genes. Em particular, os cientistas descobriram que as células sanguíneas dos ciclistas produziram menos precursor genético de uma enzima conhecida como COX-2 se tivessem comido bananas durante o treino. Este efeito não foi observado se eles tivessem bebido a bebida esportiva ou apenas água. A enzima COX-2 estimula a produção de prostaglandinas, que, por sua vez, intensificam a inflamação.

Como a fruta consegue afetar a expressão gênica das células após o exercício ainda não é conhecida. Também não se sabe se metade de uma banana padrão a cada 30 minutos é a quantidade ideal de fruta durante o esforço.

Medplex Santana

Rua Gomes Jardim, 201 sala 708B - Torre Norte

Bairro Santana - POA / RS


(51) 3206-8183
(51) 991-216-108

Entre em contato pelo WhatsApp

Entre em Contato pelo WhatsApp
Paulo Wanderley Klein - Doctoralia.com.br

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais