Quais os tipos de pólipos existentes

Quais os tipos de pólipos existentes
Você fez sua colonoscopia e recebeu um relatório muito confuso? O que todas aquelas palavras longas significam? E quais pólipos são mais propensos a levar ao câncer colorretal? Os pólipos variam de acordo com a forma, tamanho e padrão de crescimento.

Pólipos são caroços no revestimento liso do cólon ou reto – e são cada vez mais comuns após os 40 anos. Os médicos encontram e removem pólipos durante a colonoscopia. Cerca de 85% dos pólipos são “sésseis”: em forma de cúpula, sem haste. Cerca de 13% dos pólipos são “pedunculados”, pendurados na parede do cólon em um talo como uma cereja no caule. Cerca de 2% das lesões pré-cancerosas são planas. Embora os pólipos sésseis possam ser facilmente capturados, os pólipos sésseis muito grandes devem ser removidos em pedaços. Os pólipos “pediculados” são mais fáceis de detectar e podem ser removidos em uma única peça.

Quanto menor o pólipo, menor a probabilidade de estar no caminho do câncer. Os pólipos variam do tamanho “diminutivo”, de menos de 5 milímetros ao tamanho “gigante” de mais de 30 milímetros. Pólipos maiores que 20 milímetros têm 10% de chance de já ter câncer.

A primeira coisa que os médicos examinam ao microscópio é como são as células dos pólipos. Setenta e cinco por cento dos cânceres de cólon vêm de pólipos chamados adenomas, que surgem de células glandulares no revestimento do cólon.

Embora nem todos os pólipos se transformem em câncer, todos os cânceres começam como pólipos. Isso significa que é sempre importante removê-los. Para isso, consulte seu médico regularmente.

Medplex Santana

Rua Gomes Jardim, 201 sala 708B - Torre Norte

Bairro Santana - POA / RS


(51) 3206-8183
(51) 991-216-108

Entre em contato pelo WhatsApp

Entre em Contato pelo WhatsApp
Paulo Wanderley Klein - Doctoralia.com.br

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais