Das mais simples às mais graves, você sabia que cada vez mais pesquisadores estão chegando ao consenso de que a maior parte das doenças podem estar relacionadas à sua flora intestinal? Vamos conversar mais a respeito da sua alimentação e como ela é, junto com o seu intestino, a porta de entrada de doenças para o seu corpo.
A Flora, as bactérias boas e as péssimas.
Uma informação impressionante é que a Flora Intestinal tem centena de trilhões de micro-organismos. E assim como em qualquer meio ambiente existem as bactérias boas, que são responsáveis pelo seu sistema imunológico e controlam a sua digestão, além de lutarem contra infecções, por exemplo. Já as ruins, são responsáveis por desequilibrar esse populoso sistema a ponto de desencadear diversos sintomas, que vamos ver a seguir.
Proporção e equilíbrio. Mais do que sintomas, o perigo está nas doenças graves.
Dores de cabeça, náuseas, fadiga, dificuldade de manter peso e se alimentar, gases e diarreia. Esses são apenas alguns dos sintomas de uma Flora Intestinal desequilibrada, onde as bactérias ruins estão no controle do seu intestino. A fina proporção é de 85 de micro-organismos bons para 15% de ruins. Mas, como você pode imaginar, esses números podem ser extremamente desproporcionais.
As bactérias que devem ser conservadas no seu corpo são agentes na produção de grande parte de vitaminas que você precisa para estar com a sua saúde em dia.
Por outro lado, caso você tenha alguns dos sintomas previamente citados, pode ter certeza de que seus hábitos alimentares estão influenciando nessa batalha constante. Preste atenção em como você mastiga os alimentos. Quanto menores as porções que você engolir, mais está garantindo que os nutrientes sejam mais facilmente absorvidos pelo corpo, contribuindo assim para uma flora mais equilibrada. Por isso, evite ao máximo industrializados, transgênicos, açúcares refinados, e opte pela versão mais natural dos alimentos quando possível.
O uso contínuo e descontrolado de remédios para dores e inflamações podem acabar alojando as bactérias ruins no seu tubo digestivo, o que gera um volume inadequado de organismos nocivos no seu intestino.
Agora, tome cuidado redobrado quanto ao uso de antibióticos, pois, assim como matam doenças, podem desequilibrar seu intestino justamente por serem bactericidas.
Então, para recapitular, a receita para ter problemas de intestino é a má alimentação, mastigar pouco os alimentos e tomar remédios em excesso sem consultar antes seu médico de confiança. Viu como é fácil evitar esses tipos de problema?
Uma boa alimentação, um corpo saudável.
Já que a alimentação é sua principal forma de prevenção, adote o quanto antes o hábito da alimentação saudável e dê preferência para o consumo rigidamente controlado de açúcares em geral. Além de fazer mal em geral para o corpo, os açúcares em suas mais variadas formas são responsáveis pela alimentação das bactérias nocivas, como leveduras e fungos indesejáveis.
A força dos alimentos ricos em fibras é inestimável. Pois além de ajudar a prevenir doenças como o câncer, também regulam seu intestino e evitam constipação.
Ao ingerir alimentos industrializados, você está abrindo seu organismo para doenças intestinais de todos os tipos. Doenças essas que são tratadas com medicamentos e anti-inflamatórios. Percebe o ciclo vicioso? Quanto mais você come errado, mais precisa medicações, que pioram o equilíbrio do seu intestino, que fazem você precisar ainda mais de medicamentos. E isso não para nunca.
Em um ponto mais positivo, lance mão dos alimentos ou a suplementação com Probióticos. Leites fermentados, iogurtes, cápsulas e manipulados podem ser uma importante fonte de defesa e equilíbrio para sua Flora Intestinal. Por serem organismos vivos, aconselha-se que mantenha esses itens em refrigeração para que não percam seu valor nutritivo e seus micro-organismos benéficos.
Os manipulados são doses diárias de saúde, já que com o seu consumo, você pode ajudar a prevenir a grande maioria esmagadora de doenças com suas defesas reforçadas.
Curiosamente, é do seu intestino que vem o hormônio do bem-estar. Portanto, cuide bem dele.
Sim, praticamente 100% da serotonina do seu corpo, o hormônio que causa a sensação de bem-estar e está ligado também a sensação de felicidade e positividade, pois é fator determinante em várias emoções que sentimos ao longo de nossas vidas.
Por isso, todo cuidado é pouco. E, agora, você também percebe a importância e o impacto positivo de uma alimentação saudável, longe de conservantes e açúcares.
Cuide bem da sua Flora Intestinal e do seu intestino. Mais do que seus seguranças, eles são também a porta de entrada para o seu bem-estar diário e seu corpo saudável.
Seu intestino: como cuidar da porta de entrada de doenças no seu corpo.
Medplex Santana
Rua Gomes Jardim, 201 sala 708B - Torre Norte
Bairro Santana - POA / RS
(51) 3206-8183
(51) 991-216-108