Câncer Colorretal
O câncer colorretal abrange o conjunto de tumores que se alojam em algum segmento do intestino grosso.
Sem considerar o câncer de pele, o câncer colorretal ocupa a terceira posição de maior incidência em homens e a segunda em mulheres, na região sul do Brasil. Assim como os outros tipos de tumores, resultam do processo de divisão e multiplicação de células normais do corpo, quando este processo ocorre de forma desordenada. Quando benignos, estes tumores não atingem outros órgãos e não reaparecem quando extraídos. Quando malignos, são considerados câncer, invadindo outros tecidos e necessitando de um diagnóstico o mais rápido possível para melhor tratá-los.
O câncer colorretal geralmente se desenvolve a partir de pólipos (lesões benignas no intestino), passíveis de remoção através da Colonoscopia. Quando diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura. A prevenção, em regra geral, deve ser realizada através de colonoscopia a partir dos 50 anos, para indivíduos assintomáticos, e a partir dos 40 anos, para indivíduos sintomáticos (ou 10 anos antes da idade em que algum familiar que tenha tido câncer e/ou pólipo).
Estudos mostram que o consumo em excesso de carne vermelha, gordura animal (principalmente saturada), alimentos processados, álcool e obesidade se apresentam como fatores que contribuem para o aparecimento da doença, sempre considerando que o histórico familiar é de grande consideração em qualquer caso.
Uma dieta rica em fibras, frutas e legumes e a prática de exercícios físicos são hábitos que auxiliam na prevenção contra o câncer colorretal.