Constipação intestinal
A constipação deve ser compreendida como uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas, que pode ser secundária em relação a outra causa. A constipação é entendida, principalmente, como uma diminuição no número de evacuações de uma pessoa, mas também pode ser acompanhada por esforço evacuatório exagerado e sensação de evacuação incompleta. É importante ressaltar que não há um padrão de hábitos intestinais que possa ser seguido, visto que a frequência evacuatória é algo extremamente variante de organismo para organismo.
Dentre as principais causas da constipação pode-se citar: dieta inadequada, falta de líquidos, falta de exercícios, doenças de cólon, doenças neurológicos, gravidez e utilização de certos medicamentos.
A maioria dos casos de constipação se trata com mudança de hábitos diários, como a adoção de uma dieta rica em fibras e líquidos, com acompanhamento nutricional, e abandono de hábitos sedentários. Utilização de medicações devem ocorrer somente sob prescrição médica.