Diverticulite
Corretamente chamada de Doença Diverticular dos Cólons, a Diverticulite é o aparecimento de pequenas hérnias na parede intestinal, atingindo, em 80% de seus casos, pessoas com mais de 80 anos.
Erroneamente chamada de Diverticulite, a Diverticulose Colônica ou Doença Diverticular dos Cólons, é a formação de pequenas bolsas nas paredes do intestino grosso. A estas bolsas dá-se o nome de divertículos, sendo muito comuns em pessoas acima de 60 anos. Entretanto, somente um pequeno número de pessoas têm os sintomas desta doença, sendo menor ainda o número de casos em que a cirurgia é necessária.
A famosa diverticulite é o estado avançado em que os divertículos começam a inflamar. Os sintomas incluem: dor forte, distensão abdominal e alteração do hábito intestinal. Apenas quadros extremamente graves (1 a 2%) demandam tratamento com cirurgia. A grande maioria (80 a 90%) resolve seu quadro com tratamento clínico, à base de mudanças alimentares e, em alguns casos, medicação.
Uma dieta rica em fibras pode proteger o organismo do desenvolvimento dos sintomas. Já o consumo excessivo de carne vermelha, por exemplo, pode desencadear crises de diverticulite.