Hemorroida
Hemorroidas são um conjunto de veias, normalmente três, presentes no canal anal dos indivíduos (parte final do reto). A doença hemorroidária é a dilatação destas veias.
Popularmente chamada de hemorroidas, a doença hemorroidária é a dilatação sintomática das veias localizadas na área anal. Existem dois tipos de hemorroidas: internas e externas, de acordo com a sua posição. As hemorroidas externas se formam no canal anal e região externa, sendo recobertas por uma pele bem sensível. Ao contrário, as internas estão na parte bem interna do ânus e são recobertas pela mucosa intestinal.
Dentre os principais sintomas destacam-se aqueles que se notam durante a defecação: dor, sangramento e prolapso (extravasamento do intestino para fora do organismo, pelo ânus). Inchaço e coceira ao redor do ânus também são sintomas comuns.
Inúmeros fatos contribuem para a causa da doença hemorroidária: a postura ereta, característica da raça humana, influencia aumentando a pressão nas veias do ânus. Fatores, tais como: defecação difícil, uso crônico de laxativos, longos períodos sentado no banheiro, gravidez, além de rotinas profissionais ou esportivas, podem ainda aumentar mais esta pressão dentro das veias, o que as leva a dilatar. A hereditariedade também é reconhecida como um fator importante para o desenvolvimento de hemorroidas.
Apenas de 5 a 10% dos casos necessitam de cirurgia. O tratamento geral consiste em manter um hábito intestinal normal, no qual se evite força para evacuar. Dieta rica em fibras e água e uma boa higiene também ajudam no tratamento. Pomadas para o alívio do prurido são recomendadas, bem como medicações flebotômicas.
Uma alternativa ao tratamento clínico é o tratamento com ligadura elástica, que consiste no estrangulamento da hemorroida com anéis elásticos. É um método seguro, simples e de baixo custo. Com o avento deste método cada vez menos casos de hemorroida passam a necessitar de intervenção cirúrgica.